Pular para o conteúdo principal

Quadro conceitual - HIstória - 1o ano.

Era Histórica
Pré-História
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Linha do tempo

Relações sociais de produção
É a forma como detertinada sociedade se organiza para reproduzir a sua subsistencia.
Camponeses e caçadores nomades.
Controle sobre a natureza

Trabalho compulsório extraído através da corvéia, imposto devido ao Estado.
Relações feudais de produção: o servo preso a terra produzia para o senhor feudal, dono da terra.
Convive relações típicas do feudalismo com relações já típicas do capitalismo, é um momento de transição
Relações baseadas no trabalho assalariado
Estado
Entidade que normatiza as relações sociais e serve de instrumento de dominação de um grupo social sobre outro. Principal fonte de poder de uma sociedade.

Surgimento do Estado, alguns produziam e os outros distribuiam a produção (Estado)
Democracia.
Aristocracia
Tirania
República.
Teocracia.
Etc.

Estado descentralizado e, depois fortalecimento do Rei
Estado Absolutista.
Estado capitalista
Ditadura/democracria
Classes sociais
È a posição que cada grupo social ocupa na relação de produção de determinada sociedade.

camponeses escribas,
Homens livres, escravos, funcionários do estado.
Clero
Nobres
Servos e demais trabalhadores.
Rei,
Clero
Nobres,
Servos,
Burgueses,
Trabalhadores urbanos.
Burgueses e
Proletariado.
Grupos sociais
Envolve a relação de identidade cultural, étnico, gostos, hábitos  em comum de um determinado setor da sociedade.


FiSofista, clérigo
Etc.




Ideologia e cultura
Cada sociedade  e organização social,  organiza sua própria visão de mundo, valores, signos, símbolos. Este conjunto é chamado de cultura. Ideologia, por vezes, é identificada como um falseamento da verdade.



Igreja

TV
Jornal
Rádio
Partidos politicos
Igrejas
Escola, etc.
Modo de produção
Forma como determinada sociedade organizar e reproduz a sua vida social. Pode ser entendido também como a reunião dos aspectos anteriores.
Modo de produção oriental
Modo de produção escravista
Feudalismo
Feudalismo/capitalismo
E mercantilismo
capitalismo

Revolução: Mudança abrupta em determinada estrutura social ou aspecto social que ocorre em curto espaço de tempo, transformando radicalmente aquela realidade.

Dupla revolução: faz referência ao duplo evento ocorrido na Europa no século XVIII: na Inglaterra, a revolução industrial iria transformar radicalmente o cenário econômico e as formas de se produzir riquezas daquelas sociedades. Já na França, A Revolução Francesa ensinou a outras partes do mundo uma forma de se derrubar o Antigo Regime, bem como um modelo de Estado burguês. Ambos os eventos inicia a hegemonia da sociedade capitalista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Concisa do Brasil - Bóris Fausto- Livro Download

Ótimo livro para aprofundar os estudos de História do Brasil para o Ensino Médio e Vestibular. Com uma linguagem acessível e clara narrativa de argumentos, o Prof. Boris Fausto consegue remontar as grandes linhas da História do Brasil de forma sintética, clara e objetiva. Altamente Recomendado! Junto com os quatro livros de E. Hobsbawm que remontam um panorama geral da História Ocidental, a obra de Bóris Fausto consegue ser o complemento brasileiro deste panorama geral. Imperdível para os amantes de História! É só clicar no link abaixo: HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL

Gabarito comentado de história (ENEM-2014- Prova azul)

A questão faz referência ao tamanho do Brasil e, embora retrate um índio , não faz alusão à integração dos povos indígenas. As linhas telefônicas deveriam possibilitar uma maior comunicação (integração) das distintas regiões do país. Logo, a alternativa mais adequada é a E.  Devido à falta de acesso à educação e ao letramento de parcelas massivas da população, a educação religiosa utilizava-se das imagens a fim de afirmar suas mensagens e ensinamentos aos fiéis através do olhar. Assim, a resposta mais pertinente é C.  A ideia do progresso sempre foi associada à ideia de desenvolvimento tecnológico. Todavia, o progresso econômico trazido pelo advento das máquinas e da tecnologia na produção não corresponde ao progresso social, tendo em vista que estas mesmas máquinas e tecnologias são responsáveis pela dispensa e desemprego de trabalhadores, como representado na charge. Desta maneira a ideia de progresso está sendo relativizada nesta questão, dando-se ênfase a

A Era dos Extremos PDF

  Querid@s alunos do AÇÃO 1 , segue a cópia em pdf do livro “Era dos Extremos” do historiador britânico Eric Hobsbawm, cujot título e temática serviu de inspiração para o nosso tema gerador do ação 1- 2013, dividido em 3 partes:   Parte 1 Parte 2 Parte 3