Pular para o conteúdo principal

PERÍODO REGENCIAL-

 

Período em que, com a abdicação de D. Pedro em favor de seu filho de apenas 5 anos de idade, o Império brasileiro é capitaneado pelos regentes- a princípio a regência era Trina e, após 1834, passa a ser Una.

O centro do debate neste período é a unidade territorial e a centralização/ descentralização do poder, autonomia das províncias, capacidade de recrutar forças locais, etc.

A elite não tinha acordo com relação ao arranjo institucional do Estado, bem como de qual seria o papel do Estado como regulador do interesse geral.

Os grupos políticos se dividiam em:

· Liberais moderados; (sociedade defensora da liberdade e da independência nacional)

· Liberais exaltados.

· Conservadores- restauradores.

As reformas do período regencial atingiram dois propósitos, diminuiu o papel do Estado central e organizou a nova formação militar.

1832- criação dos juízes da paz, do júri e do Habeas Corpus através do Código Criminal de 1932. O juiz da paz eram eleitos na localidade.

O ato adicional de 1834 teve importante atribuição no papel de redefinição dos poderes central e provincial, promovendo o fortalecimento deste último, através das seguintes medidas:

a) Impedimento do poder moderador ao longo do período regencial;

b) Extinção do conselho de Estado;

c) A criação de Assembleias Legislativas Provinciais (deputado Estadual);

d) Redivisão dos Impostos Império/ Províncias.

e) Autonomia das assembleias provinciais na nomeação e demissão de funcionários públicos.

1831- Criação da Guarda Nacional – corpo armado de cidadãos confiáveis com o intuito de impedir os excesso de um governo autoritário e, de outro, o perigo das classes perigosas. Se constituiu como um forte instrumento de poder local.

Compunham obrigatoriamente a guarda nacional, como regra geral, todos os cidadãos com direito a voto na eleição primária, que ficavam dispensados, assim, do recrutamento ao exército.

AS REVOLTAS REGENCIAIS

A Guerra dos Cabanos- (1832-35) procuravam o retorno a D. Pedro I e em favor da religião, expressava insatisfação do população mais pobre com mudanças muitos distantes da realidade. Não deve ser confundida com a CABANAGEM.

As revoltas regenciais mais importantes foram: A cabanagem no Pará (1835-1840); a Sabinada na Bahia (1837-38) a Balaiada no Maranhão (1838-40) e a Farroupilha no Rio Grande do Sul (1836-1845). Estas diferentes revoltas guardavam entre si profundas diferenças mas mantinham um fundamental elemento comum: Todos se aproveitaram do enfraquecimento que o período regencial provocou no poder central.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto sobre reforma religiosa e questionário.

Martinho Lutero - o primeiro dos reformadores
As reformas religiosas- Dentre os episódios ocorridos ao final da idade media e inicio da idade moderna está a reforma religiosa ou as “reformas protestantes”. Indignados com a situação que a igreja católica se encontrava, muitos religiosos propõem mudanças na conduta dos clérigos, ocasionando a fragmentação da Igreja e o surgimento de novas religiões cristãs. A conduta da Igreja era digna de reprovação, pois havia – • O desrespeito ao celibato; • A má formação espiritual dos padres; • A venda de cargos eclesiásticos; • A venda de perdão ou de objetos ditos sagrados. Todos estes comportamentos eram alvos das criticas á Igreja. Denunciando estas práticas, Martinho Lutero afixa 95 denúncias nas portas das Igrejas na Alemanha, em um documento conhecido como “As 95 teses”. Lá, denunciava estas e outras condutas, mas também defendia: • O fim do celibato; • A salvação pela fé; • A validade do batismo …

A Era dos Extremos PDF

Querid@s alunos do AÇÃO 1, segue a cópia em pdf do livro “Era dos Extremos” do historiador britânico Eric Hobsbawm, cujot título e temática serviu de inspiração para o nosso tema gerador do ação 1- 2013, dividido em 3 partes: Parte 1Parte 2Parte 3

Mapa animado da 2a guerra mundial

Pensei em postar o slide no slideshare e deixar a visualização aqui. Contudo, desta forma, o slide perdia o que tinha de mais interessante que são as animações e os sons. Aí, fiz assim: posto aqui o link e, se te interessar, vc clica e faz o download e ainda zoa aquele teu amigo que gosta de tirar onda, mostrando como foi maneira a sua aula de 2a guerra mundial com o Professor Lamarão! rs. Segue o link abaixo:


Download Mapa animado 2a guerra mundial- clique aqui!