Pular para o conteúdo principal

gabarito prova 12/04 primeirão

 Turmas:          1004 B- 1005 B

1ª PARTE- QUESTÕES DISCURSIVAS (3,0 pontos)

 

QUESTÃO 1

(UERJ-2011)

O Jornal do Brasil aproveitou a corrida eleitoral pela presidência do Brasil em 1989 e consultou a opinião dos candidatos para a seguinte questão: “Se o senhor tivesse vivido a Revolução Francesa, que personagem da época gostaria de ter encarnado?” A maioria preferiria ter sido povo. Dois gostariam de ter sido filósofos. Ninguém quis ser político. Mas, curiosamente, aqueles que queriam ser povo ou filósofo em 1789, duzentos anos depois, almejavam a presidência. Adaptado de www.jblog.com.br O dia 14 de julho de 1789, data da queda da Bastilha, é considerado pelos historiadores um marco da Revolução Francesa. Considerando o contexto político da França em 1789, explique a importância simbólica da queda da Bastilha para o movimento revolucionário francês. Apresente, também, três propostas da Revolução Francesa que ainda façam parte da ordem política contemporânea. (1,0 pontos)

 

 

O aluno deve esxplicar que a Bastilha era uma prisão fortaleza em que, além de manter presos os adversários políticos do Antigo Regime Francês, contava com um paiol de armas capaz de armar os revolucionários e a sua tomada significou efetivamente o início da Revolução Francesa. Das distintas propostas da Revolução Francesa podemos destacar: os tres poderes, o constitucionalismo, a igualdade civil, a liberdade de imprensa, política, de religião, de ir e vir, entre outras tantas coisas

 

QUESTÃO 2

(UNESP-2013)

Esta representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico, foi pintada em 1789

A) Indique dois elementos da tela que demonstrem a solidez e a força da construção e o significado político e social da jornada popular de 14 de julho de 1789 (0,5 pontos)

 

A imponencia do presídio, seus muros altos, a ausencia de janelas, varandas, áreas livres impunham a ideia dela ser um presídio impenetrável, uma arma central do regime absolutista no silenciamento dos seus adversários políticos

 

B) Diferencie os dois principais grupos políticos da Revolução Francesa: girondinos e jacobinos (0,5 pontos)

Os girondinos eram a alta burguesia, mais moderados, defendiam a restrição dos direitos políticos aos mais ricos da sociedade, como pela proposta do voto censitário; já os jacobinos representavam a pequena burguesia e tinham propostas mais universilizantes como a sua defesa pelo sufrágio universal. 

 

  

QUESTÃO 3

(Enem 2014- ADAPTADA) A transferência da corte trouxe para a América Portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.

 

(NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997)

 

Indique quatro obras realizadas por D. João no período Joanino (1808-1821).  (1,0 pontos).

 Abertura dos Portos. 
tratados de 1810. Construção da Biblioteca Real; Criação de Faculdades, construção de um teatro, da Quinta da Boa vista, do Jardim Botanico do Rio de Janeiro, patrocinador da missão artistica francesa, entre outras coisas. 


2ª PARTE- QUESTÕES OBJETIVAS (2,0 pontos)

 

ATENÇÃO! Preencher o quadro de respostas. Para efeitos de correção, somente ele será considerado.

 

 

 

 

QUADRO DE RESPOSTAS

1

2

3

4

 

B

 B

 E

 C

 

  

QUESTÃO 1

 

(Uel 2008) A Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem política (o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou

 

a) a concentração do poder nas mãos da burguesia, que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais.

b) a formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.

c) a formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas, organizadas a partir do campo e das periferias urbanas.

d) convulsões sociais, que culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas.

e) o surgimento da soberania popular, com eleição de representantes de todos os segmentos sociais.

 

QUESTÃO 2

(UERJ- 2010)

 

 

 

 

 

 

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

 

 

Essa tela foi produzida entre 1886 e 1888, momento da crise do Estado Imperial e de expansão do republicanismo. A imagem da independência do Brasil nela representada enfatiza uma memória desse acontecimento político entendido como:

 

a)       Ação Militar dos Grupos populares.

b)      Fundação heroica do Regime Monárquico.

c)       Libertação patriótica pelos líderes brasileiros.

d)      Luta emancipadora face ao domínio estrangeiro.

e)      Participação dos escravos no processo emancipatório.

 

QUESTÃO 3

 

 

(Uema 2016) A imagem se refere à situação das receitas e das despesas do Estado francês na década de 1780. Pode-se analisar pelos dados que

 

a) a maior arrecadação do Estado era proveniente dos impostos diretos, pagos, em sua grande maioria, pelos representantes da Igreja Católica francesa, uma das mais poderosas da Europa.

b) a opulência da nobreza francesa era a responsável pela fração mais elevada dos gastos do Estado, seu principal financiador.

c) a crise econômica relacionava-se diretamente às questões internas, já que, no cenário internacional, os negócios contribuíram de forma significativa para as receitas do Estado francês.

d) os gastos com o pagamento da dívida representavam uma pequena parcela das despesas estatais, o que indicava a possibilidade de recuperação rápida da economia francesa.

e) o elevado deficit público do Estado francês foi um elemento central para o contexto histórico de profunda crise econômica que favoreceu a eclosão da Revolução Francesa em 1789.

 

 

QUESTÃO 4

 

CEDERJ 2012.1 – O processo da transferência da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808, foi marcado por intensas negociações e conflitos. De todo modo, essa transferência representou uma ruptura decisiva na relação entre o Brasil e a metrópole portuguesa. Assinale a alternativa correta.

 

A) A abertura dos Portos em 1808 representou um retrocesso econômico da América Portuguesa, já que os preços das mercadorias exportadas eram calculados a partir dos interesses metropolitanos.

B) O processo que culminou com a transferência da Corte teve início com a pretensão da Inglaterra de invadir o território português, para conter o avanço das forças espanholas.

C) A transferência da Corte é um acontecimento de múltiplos significados. Entre as transformações inauguradas pela Corte instalada no Rio de Janeiro está a criação do primeiro Banco do Brasil.

D) A ascensão de Napoleão na França assegurou a independência política dos países do continente europeu ao consagrar a autonomia dos povos e das nações.

E) Diversas obras foram realizadas por D. João VI como- dentre elas- a construção do belíssimo Teatro Amazonas, em Manaus- AM.

 

 

 

BOA SORTE!

E

Saudações Tricolores!

Comentários

Unknown disse…
Tinha pegadinhas, e minha intuição estava forte, pena que não segui ela kk🤡
MVML disse…
a prova de que tua intuição não pode ser descartada, use-a sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

História Concisa do Brasil - Bóris Fausto- Livro Download

Ótimo livro para aprofundar os estudos de História do Brasil para o Ensino Médio e Vestibular. Com uma linguagem acessível e clara narrativa de argumentos, o Prof. Boris Fausto consegue remontar as grandes linhas da História do Brasil de forma sintética, clara e objetiva. Altamente Recomendado! Junto com os quatro livros de E. Hobsbawm que remontam um panorama geral da História Ocidental, a obra de Bóris Fausto consegue ser o complemento brasileiro deste panorama geral. Imperdível para os amantes de História! É só clicar no link abaixo: HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL

Texto sobre reforma religiosa e questionário.

Calvino Lutero Martinho Lutero - o primeiro dos reformadores As reformas religiosas- Dentre os episódios ocorridos ao final da idade media e inicio da idade moderna está a reforma religiosa ou as “reformas protestantes”. Indignados com a situação que a igreja católica se encontrava, muitos religiosos propõem mudanças na conduta dos clérigos, ocasionando a fragmentação da Igreja e o surgimento de novas religiões cristãs. A conduta da Igreja era digna de reprovação, pois havia – • O desrespeito ao celibato; • A má formação espiritual dos padres; • A venda de cargos eclesiásticos; • A venda de perdão ou de objetos ditos sagrados. Todos estes comportamentos eram alvos das criticas á Igreja. Denunciando estas práticas, Martinho Lutero afixa 95 denúncias nas portas das Igrejas na Alemanha, em um documento conhecido como “As 95 teses”. Lá, denunciava estas e outras condutas, mas também defendia: • O fim do celibato; • A salvação pela

Cronograma de aulas- Teorias sociais da contemporaneidade .3o ano

Semana Aula Conteúdo e objetivos 23/09/2019 Apresentação do curso . Aula introdutória: as origens do iluminismo. 30/09/2019 Contextualizando o absolutismo. Contextualizando o mercantilismo. Aspectos das relações feudais. Absolutismo. Mercantilismo. 07/09/2019 Os contratualistas e os fisiocratas A Teoria do Direito Divino vs. O contrato social A fisiocracia O laisse faire laisse passé 14/09/2019 O liberalismo clássico Principais ideias (jusnaturalismo, individualismo, liberdade, propriedade, progresso, utilitarismo, felicidade, igualdade civil) e autores ( Smith, Locke, Rousseau, David Ricardo e  Malthus) 21/09/2019 Os liberalismos contemporâneos. O liberalismo conservador. A social democracia é liberalismo? O neoliberalismo O anarcoliberalismo