Pular para o conteúdo principal

Quadro conceitual - HIstória - 1o ano.

Era Histórica
Pré-História
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Linha do tempo

Relações sociais de produção
É a forma como detertinada sociedade se organiza para reproduzir a sua subsistencia.
Camponeses e caçadores nomades.
Controle sobre a natureza

Trabalho compulsório extraído através da corvéia, imposto devido ao Estado.
Relações feudais de produção: o servo preso a terra produzia para o senhor feudal, dono da terra.
Convive relações típicas do feudalismo com relações já típicas do capitalismo, é um momento de transição
Relações baseadas no trabalho assalariado
Estado
Entidade que normatiza as relações sociais e serve de instrumento de dominação de um grupo social sobre outro. Principal fonte de poder de uma sociedade.

Surgimento do Estado, alguns produziam e os outros distribuiam a produção (Estado)
Democracia.
Aristocracia
Tirania
República.
Teocracia.
Etc.

Estado descentralizado e, depois fortalecimento do Rei
Estado Absolutista.
Estado capitalista
Ditadura/democracria
Classes sociais
È a posição que cada grupo social ocupa na relação de produção de determinada sociedade.

camponeses escribas,
Homens livres, escravos, funcionários do estado.
Clero
Nobres
Servos e demais trabalhadores.
Rei,
Clero
Nobres,
Servos,
Burgueses,
Trabalhadores urbanos.
Burgueses e
Proletariado.
Grupos sociais
Envolve a relação de identidade cultural, étnico, gostos, hábitos  em comum de um determinado setor da sociedade.


FiSofista, clérigo
Etc.




Ideologia e cultura
Cada sociedade  e organização social,  organiza sua própria visão de mundo, valores, signos, símbolos. Este conjunto é chamado de cultura. Ideologia, por vezes, é identificada como um falseamento da verdade.



Igreja

TV
Jornal
Rádio
Partidos politicos
Igrejas
Escola, etc.
Modo de produção
Forma como determinada sociedade organizar e reproduz a sua vida social. Pode ser entendido também como a reunião dos aspectos anteriores.
Modo de produção oriental
Modo de produção escravista
Feudalismo
Feudalismo/capitalismo
E mercantilismo
capitalismo

Revolução: Mudança abrupta em determinada estrutura social ou aspecto social que ocorre em curto espaço de tempo, transformando radicalmente aquela realidade.

Dupla revolução: faz referência ao duplo evento ocorrido na Europa no século XVIII: na Inglaterra, a revolução industrial iria transformar radicalmente o cenário econômico e as formas de se produzir riquezas daquelas sociedades. Já na França, A Revolução Francesa ensinou a outras partes do mundo uma forma de se derrubar o Antigo Regime, bem como um modelo de Estado burguês. Ambos os eventos inicia a hegemonia da sociedade capitalista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto sobre reforma religiosa e questionário.

Martinho Lutero - o primeiro dos reformadores
As reformas religiosas- Dentre os episódios ocorridos ao final da idade media e inicio da idade moderna está a reforma religiosa ou as “reformas protestantes”. Indignados com a situação que a igreja católica se encontrava, muitos religiosos propõem mudanças na conduta dos clérigos, ocasionando a fragmentação da Igreja e o surgimento de novas religiões cristãs. A conduta da Igreja era digna de reprovação, pois havia – • O desrespeito ao celibato; • A má formação espiritual dos padres; • A venda de cargos eclesiásticos; • A venda de perdão ou de objetos ditos sagrados. Todos estes comportamentos eram alvos das criticas á Igreja. Denunciando estas práticas, Martinho Lutero afixa 95 denúncias nas portas das Igrejas na Alemanha, em um documento conhecido como “As 95 teses”. Lá, denunciava estas e outras condutas, mas também defendia: • O fim do celibato; • A salvação pela fé; • A validade do batismo …

A Era dos Extremos PDF

Querid@s alunos do AÇÃO 1, segue a cópia em pdf do livro “Era dos Extremos” do historiador britânico Eric Hobsbawm, cujot título e temática serviu de inspiração para o nosso tema gerador do ação 1- 2013, dividido em 3 partes: Parte 1Parte 2Parte 3

Lista de exercícios de história. 1o ano

1. (G1 - cftmg 2017)  O processo de independência do Brasil teve como uma das suas principais características a unificação de todos os territórios colonizados pela metrópole portuguesa, diferentemente do que ocorreu na América Espanhola.
Entre os elementos que explicam essa característica singular, pode- se incluir, EXCETO a a) difusão da religiosidade católica.   b) existência de trabalho escravo em latifúndios.   c) presença da corte lusitana no continente americano.   d) defesa do tráfico negreiro contra ingerências internacionais.   2. (Uem 2017)  No Brasil, durante o século XIX, ocorreram diversas revoltas sociais. Uma das mais importantes foi a Revolução de Pernambuco de 1817, que neste ano completa 200 anos. Sobre os motivos dessa Revolução, assinale o que for correto. 01) Motivos econômicos: reação dos senhores rurais e dos homens livres contra o domínio dos portugueses e contra os altos preços pelos quais estes vendiam gêneros de primeira necessidade.   02) Motivos re…