Pular para o conteúdo principal

Quadro conceitual - HIstória - 1o ano.

Era Histórica
Pré-História
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Linha do tempo

Relações sociais de produção
É a forma como detertinada sociedade se organiza para reproduzir a sua subsistencia.
Camponeses e caçadores nomades.
Controle sobre a natureza

Trabalho compulsório extraído através da corvéia, imposto devido ao Estado.
Relações feudais de produção: o servo preso a terra produzia para o senhor feudal, dono da terra.
Convive relações típicas do feudalismo com relações já típicas do capitalismo, é um momento de transição
Relações baseadas no trabalho assalariado
Estado
Entidade que normatiza as relações sociais e serve de instrumento de dominação de um grupo social sobre outro. Principal fonte de poder de uma sociedade.

Surgimento do Estado, alguns produziam e os outros distribuiam a produção (Estado)
Democracia.
Aristocracia
Tirania
República.
Teocracia.
Etc.

Estado descentralizado e, depois fortalecimento do Rei
Estado Absolutista.
Estado capitalista
Ditadura/democracria
Classes sociais
È a posição que cada grupo social ocupa na relação de produção de determinada sociedade.

camponeses escribas,
Homens livres, escravos, funcionários do estado.
Clero
Nobres
Servos e demais trabalhadores.
Rei,
Clero
Nobres,
Servos,
Burgueses,
Trabalhadores urbanos.
Burgueses e
Proletariado.
Grupos sociais
Envolve a relação de identidade cultural, étnico, gostos, hábitos  em comum de um determinado setor da sociedade.


FiSofista, clérigo
Etc.




Ideologia e cultura
Cada sociedade  e organização social,  organiza sua própria visão de mundo, valores, signos, símbolos. Este conjunto é chamado de cultura. Ideologia, por vezes, é identificada como um falseamento da verdade.



Igreja

TV
Jornal
Rádio
Partidos politicos
Igrejas
Escola, etc.
Modo de produção
Forma como determinada sociedade organizar e reproduz a sua vida social. Pode ser entendido também como a reunião dos aspectos anteriores.
Modo de produção oriental
Modo de produção escravista
Feudalismo
Feudalismo/capitalismo
E mercantilismo
capitalismo

Revolução: Mudança abrupta em determinada estrutura social ou aspecto social que ocorre em curto espaço de tempo, transformando radicalmente aquela realidade.

Dupla revolução: faz referência ao duplo evento ocorrido na Europa no século XVIII: na Inglaterra, a revolução industrial iria transformar radicalmente o cenário econômico e as formas de se produzir riquezas daquelas sociedades. Já na França, A Revolução Francesa ensinou a outras partes do mundo uma forma de se derrubar o Antigo Regime, bem como um modelo de Estado burguês. Ambos os eventos inicia a hegemonia da sociedade capitalista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Concisa do Brasil - Bóris Fausto- Livro Download

Ótimo livro para aprofundar os estudos de História do Brasil para o Ensino Médio e Vestibular. Com uma linguagem acessível e clara narrativa de argumentos, o Prof. Boris Fausto consegue remontar as grandes linhas da História do Brasil de forma sintética, clara e objetiva. Altamente Recomendado! Junto com os quatro livros de E. Hobsbawm que remontam um panorama geral da História Ocidental, a obra de Bóris Fausto consegue ser o complemento brasileiro deste panorama geral. Imperdível para os amantes de História! É só clicar no link abaixo: HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL

Texto sobre reforma religiosa e questionário.

Calvino Lutero Martinho Lutero - o primeiro dos reformadores As reformas religiosas- Dentre os episódios ocorridos ao final da idade media e inicio da idade moderna está a reforma religiosa ou as “reformas protestantes”. Indignados com a situação que a igreja católica se encontrava, muitos religiosos propõem mudanças na conduta dos clérigos, ocasionando a fragmentação da Igreja e o surgimento de novas religiões cristãs. A conduta da Igreja era digna de reprovação, pois havia – • O desrespeito ao celibato; • A má formação espiritual dos padres; • A venda de cargos eclesiásticos; • A venda de perdão ou de objetos ditos sagrados. Todos estes comportamentos eram alvos das criticas á Igreja. Denunciando estas práticas, Martinho Lutero afixa 95 denúncias nas portas das Igrejas na Alemanha, em um documento conhecido como “As 95 teses”. Lá, denunciava estas e outras condutas, mas também defendia: • O fim do celibato; • A salvação pela

Coleção Primeiros Passos para download.

Ótimos livros introdutórios elaborados por especialistas das temáticas, esta coleção é muito útil a quem pretende ter um primeiro e consistente contato com os assuntos disponíveis. As obras individuais e a coleção completa podem ser baixadas no link abaixo! Boa Leitura! COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS