Pular para o conteúdo principal

Cronograma de aulas- Teorias sociais da contemporaneidade .3o ano


Semana
Aula
Conteúdo e objetivos

23/09/2019
Apresentação do curso
. Aula introdutória: as origens do iluminismo.

30/09/2019
Contextualizando o absolutismo.
Contextualizando o mercantilismo.
Aspectos das relações feudais.
Absolutismo.
Mercantilismo.

07/09/2019
Os contratualistas e os fisiocratas
A Teoria do Direito Divino
vs. O contrato social
A fisiocracia
O laisse faire laisse passé

14/09/2019
O liberalismo clássico
Principais ideias (jusnaturalismo, individualismo, liberdade, propriedade, progresso, utilitarismo, felicidade, igualdade civil) e autores ( Smith, Locke, Rousseau, David Ricardo e  Malthus)

21/09/2019
Os liberalismos contemporâneos.
O liberalismo conservador.
A social democracia é liberalismo?
O neoliberalismo
O anarcoliberalismo (libertarianismo)

11/07/2017
Do liberalismo revolucionário ao liberalismo conservador
Revoluções liberais do século XIX.

2º bimestre

18/11/2019
A questão social
O surgimento da classe operária como agente político
A questão social
O surgimento dos socialismos.
25/11/2019
O socialismo utópico
A origem do socialismo
Os socialistas utópicos franceses,
os socialistas utópicos ingleses.
02/12/2019
O socialismo científico
O pensamento de K. Marx
As contribuições de Engels
A política em Lênin.
09/12/2019
As principais experiências socialistas e o socialismo realmente existente
A Revolução Russa
A Revolução Chinesa.
A Revolução Cubana
16/12/2019
O anarquismo
Proundhon
Bakunin
Malatesta
20/01/2020
As principais experiências anarquistas
A Comuna de Paris
O anarcossindicalismo
A guerra civil espanhola.
27/01/2020
A pós-modernidade
O pensamento pós-moderno
Foucault
Deleuze
Derridá e Guatarri
Baumann

Comentários

Unknown disse…
Q saudade do iff... E inveja dos seus alunos!
Leonardo Pina disse…
Cronograma do 1° ano?

Postagens mais visitadas deste blog

História Concisa do Brasil - Bóris Fausto- Livro Download

Ótimo livro para aprofundar os estudos de História do Brasil para o Ensino Médio e Vestibular. Com uma linguagem acessível e clara narrativa de argumentos, o Prof. Boris Fausto consegue remontar as grandes linhas da História do Brasil de forma sintética, clara e objetiva. Altamente Recomendado! Junto com os quatro livros de E. Hobsbawm que remontam um panorama geral da História Ocidental, a obra de Bóris Fausto consegue ser o complemento brasileiro deste panorama geral. Imperdível para os amantes de História! É só clicar no link abaixo: HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL

Gabarito comentado de história (ENEM-2014- Prova azul)

A questão faz referência ao tamanho do Brasil e, embora retrate um índio , não faz alusão à integração dos povos indígenas. As linhas telefônicas deveriam possibilitar uma maior comunicação (integração) das distintas regiões do país. Logo, a alternativa mais adequada é a E.  Devido à falta de acesso à educação e ao letramento de parcelas massivas da população, a educação religiosa utilizava-se das imagens a fim de afirmar suas mensagens e ensinamentos aos fiéis através do olhar. Assim, a resposta mais pertinente é C.  A ideia do progresso sempre foi associada à ideia de desenvolvimento tecnológico. Todavia, o progresso econômico trazido pelo advento das máquinas e da tecnologia na produção não corresponde ao progresso social, tendo em vista que estas mesmas máquinas e tecnologias são responsáveis pela dispensa e desemprego de trabalhadores, como representado na charge. Desta maneira a ideia de progresso está sendo relativizada nesta questão, dando-se ênfase a

A Era dos Extremos PDF

  Querid@s alunos do AÇÃO 1 , segue a cópia em pdf do livro “Era dos Extremos” do historiador britânico Eric Hobsbawm, cujot título e temática serviu de inspiração para o nosso tema gerador do ação 1- 2013, dividido em 3 partes:   Parte 1 Parte 2 Parte 3