Pular para o conteúdo principal

Lista de exercícios - 3o ano (1303/1305)- CPII- Tijuca II


1) A fotografia acima faz menção a uma das consequências da 2ª revolução industrial: o desemprego em massas. Sobre este processo, ocorrido na última metade do século XIX, responda:
   a)      Caracterize a 2ª revolução industrial. (mínimo de 10 linhas).

   b)      Destaque 5 (cinco) inovações tecnológicas produzidas na 2ª revolução industrial e que ainda compõem a nossa vida cotidiana.

   c)       Relacione o desenvolvimento da 2ª revolução industrial e o impulso tomado pela indústria armamentista.



2) Esta gravura faz alusão a Partilha da China pelas potencias europeias. Sobre este momento histórico, responda:
   a)      Relacione a 2ª Revolução Industrial com a partilha da África e Ásia. Quais os principais objetivos desta divisão?
    b)      De que maneira a partilha da África/Ásia influenciou na diplomacia dentre os países europeus.
    c)       Quais as principais tensões existentes dentre os países europeus ao longo do século XIX?

3) Sobre o sistema de alianças produzidos no pré 1ª guerra mundial, explique como ele funcionava, destacando os dois grupos rivais formados e os principais países componentes de ambos os grupos.

4) Explique a chamada “questão balcânica”.


5) Apresente argumentos que tornem possível a crítica a seguinte afirmação: “o assassinato de Francisco Ferdinando foi o principal fator para a deflagração da 1ª Guerra Mundial”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto sobre reforma religiosa e questionário.

Martinho Lutero - o primeiro dos reformadores
As reformas religiosas- Dentre os episódios ocorridos ao final da idade media e inicio da idade moderna está a reforma religiosa ou as “reformas protestantes”. Indignados com a situação que a igreja católica se encontrava, muitos religiosos propõem mudanças na conduta dos clérigos, ocasionando a fragmentação da Igreja e o surgimento de novas religiões cristãs. A conduta da Igreja era digna de reprovação, pois havia – • O desrespeito ao celibato; • A má formação espiritual dos padres; • A venda de cargos eclesiásticos; • A venda de perdão ou de objetos ditos sagrados. Todos estes comportamentos eram alvos das criticas á Igreja. Denunciando estas práticas, Martinho Lutero afixa 95 denúncias nas portas das Igrejas na Alemanha, em um documento conhecido como “As 95 teses”. Lá, denunciava estas e outras condutas, mas também defendia: • O fim do celibato; • A salvação pela fé; • A validade do batismo …

A Era dos Extremos PDF

Querid@s alunos do AÇÃO 1, segue a cópia em pdf do livro “Era dos Extremos” do historiador britânico Eric Hobsbawm, cujot título e temática serviu de inspiração para o nosso tema gerador do ação 1- 2013, dividido em 3 partes: Parte 1Parte 2Parte 3

Mapa animado da 2a guerra mundial

Pensei em postar o slide no slideshare e deixar a visualização aqui. Contudo, desta forma, o slide perdia o que tinha de mais interessante que são as animações e os sons. Aí, fiz assim: posto aqui o link e, se te interessar, vc clica e faz o download e ainda zoa aquele teu amigo que gosta de tirar onda, mostrando como foi maneira a sua aula de 2a guerra mundial com o Professor Lamarão! rs. Segue o link abaixo:


Download Mapa animado 2a guerra mundial- clique aqui!