Pular para o conteúdo principal

Texto sobre reforma religiosa e questionário.


Calvino

Lutero



Martinho Lutero - o primeiro dos reformadores

As reformas religiosas-
Dentre os episódios ocorridos ao final da idade media e inicio da idade moderna está a reforma religiosa ou as “reformas protestantes”. Indignados com a situação que a igreja católica se encontrava, muitos religiosos propõem mudanças na conduta dos clérigos, ocasionando a fragmentação da Igreja e o surgimento de novas religiões cristãs.
A conduta da Igreja era digna de reprovação, pois havia –
• O desrespeito ao celibato;
• A má formação espiritual dos padres;
• A venda de cargos eclesiásticos;
• A venda de perdão ou de objetos ditos sagrados.
Todos estes comportamentos eram alvos das criticas á Igreja. Denunciando estas práticas, Martinho Lutero afixa 95 denúncias nas portas das Igrejas na Alemanha, em um documento conhecido como “As 95 teses”. Lá, denunciava estas e outras condutas, mas também defendia:
• O fim do celibato;
• A salvação pela fé;
• A validade do batismo e da eucaristia;
• Missa rezada em língua comum;
• A invalidade dos cultos à imagem e aos santos;
• A bíblia como fonte de conhecimento;
A igreja Luterana
Com esta atitude, Martinho Lutero foi expulso da igreja (excomungado), desta maneira, ela funda uma nova religião cristã: a igreja luterana que, apoiada por príncipes alemães, logo se expandiu, naquela região.
A Igreja Calvinista
João Calvino era um monge francês descontente com os rumos que a igreja tomava. O esbanjo, a luxúria, o descolamento dos padres das questões espirituais eram alvos de sua crítica. Calvino, assim,após uma série de tentativas reformadores e uma gama de textos produzidos sobre o assunto funda uma nova Igreja, a Igreja Calvinista, que defende a ideia de uma vida simples, frugal, econômica e regrada. Para Calvino a salvação viria pela fé também, mas havia a ideia de predestinação, ou seja, a ideia de que deus escolheria os que se salvariam, dando sinais a estes escolhidos. A riqueza, ou o enriquecimento, era um deles. Desta maneira, valorizando o trabalho e incorporando valores típicos ao modo de vida da burguesia, a religião calvinista se desenvolveu nos países onde havia um comércio forte.

A igreja Anglicana
Henrique VIII buscava um herdeiro homem que Catarina de Aragão, sua esposa, não conseguia lhe dar. Sob o temor de, depois da sua morte, o trono inglês não ter nenhum herdeiro homem, o rei pede o divórcio. Contudo, o divórcio naquela época era proibido e esta foi a posição da Igreja. Henrique VIII, irredutível, resolve se separar, sendo excomungado da Igreja. O rei assina, portanto, o ato de supremacia e funda a igreja anglicana. Os bens, as terras e as riquezas da Igreja católica na Inglaterra passam para as mãos do Rei.

A contra- reforma
Buscando minimizar os prejuízos causados pela reforma protestante, a Igreja Católica organizou uma resposta objetivando reafirmar alguns DOGMAS* e reformar outros aspectos
Dentre as medidas mais importantes destacam-se:
• A afirmação do latim com língua oficial
• O reforço á hierarquia da igreja e ao poder espiritual do papa
• A salvação pela fé e pelas obras
• A bíblia como fonte do conhecimento
• O culto aos santos
• A reativação do tribunal ao santo oficio ( Santa inquisição )
• A elaboração do INDEX: um catálogo de livros proibidos aos católicos. Dentre eles todos aqueles que defendiam o protestantismo
• A criação da companhia de Jesus (os jesuítas): irmandade criada com o objetivo de expandir a fé católica para além da Europa. Terão ação destacada na catequização dos índios na América e levarão o catolicismo ao extremo do mundo conhecido pelos europeus. Desta maneira a igreja católica compensava sua perda de fieis na Europa com a conquista de vastos territorios, principalmente nas áreas da expansão marítima governadas por Espanha e Portugal , conhecidos como reinos católicos.
Desta maneira , mais do que falar em um enfraquecimento da igreja católica atráveis das reformas , o que podemos concluir é que as reformas protestantes significaram uma expressiva expansão do mundo cristão.

RESPONDA


A) Defina “Religião protestante”.
B) Diferencie cristianismo , catolicismo e protestantismo.
C) Explique o que é INDULGENCIA.
D) Explique o que é SIMONIA.
E) Quais as principais propostas da reforma de Luterana ?
F) Quais as principais propostas da reforma de calvino ?
g) Quais os motivos que levaram o rei Henrique VIII a declarar a separação da Inglaterra a Igreja Católica fundando a Igreja Anglicana?
h) O que foi o Tribunal do Santo Ofício.
i) Explique o Index.
J) Qual a importância da Companhia de Jesus para a contra reforma católica?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Concisa do Brasil - Bóris Fausto- Livro Download

Ótimo livro para aprofundar os estudos de História do Brasil para o Ensino Médio e Vestibular. Com uma linguagem acessível e clara narrativa de argumentos, o Prof. Boris Fausto consegue remontar as grandes linhas da História do Brasil de forma sintética, clara e objetiva. Altamente Recomendado! Junto com os quatro livros de E. Hobsbawm que remontam um panorama geral da História Ocidental, a obra de Bóris Fausto consegue ser o complemento brasileiro deste panorama geral. Imperdível para os amantes de História! É só clicar no link abaixo: HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL

Coleção Primeiros Passos para download.

Ótimos livros introdutórios elaborados por especialistas das temáticas, esta coleção é muito útil a quem pretende ter um primeiro e consistente contato com os assuntos disponíveis. As obras individuais e a coleção completa podem ser baixadas no link abaixo! Boa Leitura! COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS